/Grandes nomes do Radioescotismo e da Patrulha Baden-Powell

Grandes nomes do Radioescotismo e da Patrulha Baden-Powell

Baden Powell em um acampamento cercado por jovens

Aqui ficam registradas todas as homenagens a esses bravos companheiros, que há muitos anos iniciaram nessa maravilhosa jornada do Radioescotismo, dedicando tempo e entusiasmo na transmissão de experiência e conhecimento para a boa formação de novos radioamadores.

Servir ao próximo e oferecer oportunidades de ser útil à sociedade são missões reservadas aos verdadeiros heróis. O Espírito do Escotismo se confunde nesse ponto com o Radioamadorismo.

O espaço estará sempre disponível para que os visitantes completem as informações com depoimentos e documentos, contribuindo para que nossa história se perpetue!

PY1CQV – Adherbal Batista de PaulaPatrulheiro 007

Nascido em 17/3/1921, ingressou no Movimento Escoteiro no GE David Barros sendo responsável pela Estação PY1EDB e onde participou no Jamboree no Ar desde a 7ª edição (em 1964). Criador da Rodada Sempre Alerta para Servir.

PY1BMU – Adolpho Jacob Bretz Patrulheiro 001

Nasceu em 12 de dezembro de 1906, em Petrópolis/RJ, e faleceu no Rio de Janeiro, em 23 de outubro de 1977. O Chefe Bretz tinha o radioamadorismo como hobby desde os tempos de juventude, tendo se filiado à LABRE em 15/051919. Desde então, varou noites em comunicação com todas as regiões do Brasil, fazendo amigos e prestando serviços a terceiros. Em especial colaborou em auxílio as vítimas de catástrofes da inundação de Orós e nas operações de combate a incêndios florestais no Paraná.
Em 1964, diversos radioamadores, liderados pelo PY1-CCD – Sant’Anaa, formaram um Grêmio de rádio junto ao 86º/RJ GE David Barros e convidaram Bretz a fazer parte. No início de 1965 seu neto recebe o lenço de Promessa no GE Grajaú Country Clube. Assim ligou-se definitivamente ao Escotismo, tornando-se Secretário no no 86/RJ GE David Barros e posteriormente, atuou como Relações Públicas até 1974. Foi Chefe de Lobinhos de 1967 a 1970, e Chefe do Grupo de 1970 a maio de 1977.
Teve atuação fundamental na fundação do PY1EDB, prefixo pioneiro do Radio-Escotismo nacional e do qual foi responsável junto ao Dentel desde 1971.
Em dezembro de 1967, lançou a primeira edição do Jornal “O Guia”, órgão de divulgação do GE David Barros, com circulação nacional e internacional, tendo sido o Jornal Escoteiro de maior circulação no País.

Sua participação entusiástica no “Jamboree no Ar” – JOTA, tornou-o conhecido nacional e internacionalmente.
Em agosto de 1968 foi nomeado Coordenador Regional para o XI JOTA e logo após Assistente direto do Escoteiro Chefe da UEB, em dezembro de 1968, Organizador Nacional para o Jamboree no Ar – JOTA, cargo que exerceu até 1973, quando teve que afastar-se por motivo de saúde.
Em junho de 1972, foi nomeado Coordenador Nacional de Radioamadorismo da UEB, cargo que exerceu até Junho de 1977.
Em Julho de 1973, foi nomeado Presidente da Comissão Coordenadora Regional do XVI JOTA na Região da Guanabara.

Em setembro de 1973, organizou a “Rodada Sempre Alerta para Servir”, da qual é o Patrulheiro número 1. Esteve sempre ativo nas atividades escoteiras do seu Grupo, operando sempre a estação PY1EDB no campo.
Recebeu as seguintes condecorações: Medalha Gratidão nos graus Bronze e Ouro, Cruz de São Jorge, Medalha “Maior Patriotismo GB” da Associação de Antigos Escoteiros, Diploma Menção Honrosa XV JOTA – Organização Nacional de Portugal , Condecoração da Associação dos Escoteiros da República Federal da Alemanha pelos relevantes serviços prestados ao intercâmbio mundial escoteiro e pela paz entre os povos.

PY1CCD – Sant’AnnaPatrulheiro 086

PY1CCD com os escoteiros do GE David Barros 86/RJ
PY1CCD com os escoteiros do GE David Barros 86/RJ
PY1CCD acompanha um escoteiro que transmite pela PY1EDB

O Sant’Anna – PY1CCD, nasceu em 31 de julho de 1926 e faleceu em 21 de dezembro de 2018. Apresentou-se no Grupo Escoteiro David Barros em 1963, com a intenção de ensinar radioeletricidade e telegrafia aos jovens e acabou nomeado, em 1964, Instrutor de Radiocomunicação. Participou em 1965 da Organização do I Jamboree Panamericano, onde montou uma estação de rádio com “duas 807” (válvulas para transmissão) junto com o Afonso, PY1FX.  Depois foi Chefe de Tropa e Chefe de Grupo. Com muitos radioamadores, nas comemorações do 10° aniversário do Grupo, fundou a PY1EDB, pioneira do Radioescotismo Brasileiro. Recebeu homenagem póstuma no aniversário de 47 anos da Rodada Sempre Alerta Para Servir, em 18 de setembro de 2020 com o Numeral de Patrulheiro 086.

PY4WB – Wulmar Lisys Bissagio – Patrulheiro 014

Nasceu em Juiz de Fora/MG em 3/3/1925 e retornou ao Grande Acampamento em 18/10/1995. Atuou no 11°/MG GE Itapoã, que funcionava junto a uma unidade da FEBEM. Conquistou a Insígnia de Madeira, ministrou diversos cursos e palestras, colaborando na formação de novos voluntários. Foi, por diversos anos o Organizador Nacional do Jamboree no Ar.

PY4VZ – Barbosa – Patrulheiro 044

Ingressou no Escotismo em 1928 (Registro UEB 581232) pelo GE Lúcio dos Santos. Em 1966 passou para o GE Pe. Eustáquio, onde mais tarde foi o responsável pela estação PY4EPE. Na fotografia está à esquerda, com 87 anos (2001), acompanhado pelo seu Chefe Moacyr, então com 92 anos.

PR7JP – Jorge – Patrulheiro 581

Dono de uma simpatia incrível e de uma humildade reservada aos monges, Guelfo Jorge Poltronieri teve como primeiro indicativo de chamada PU2AJK, tendo utilizado também PR7RT, PP2JP e finalmente PR7JP. Jornalista, era obstinado por organizar e redigir textos, atuava em diversas entidades e em todas deixou seu bom trabalho como legado. Manager da Patrulha BP até falecer, em 2015.

PY2ZZ – Barbosa – Patrulheiro 118

Não é possível falar em Radioescotismo no Brasil sem mencionar este pioneiro e entusiasmado personagem. No Grupo Escoteiro João Ramalho 18/SP, fundou a primeira Estação Radioescoteira de São Paulo, a PY2GJR. Com sua modulação inconfundível, era também muito conhecido nas faixas, onde muitos radioamadores conheceram o Escotismo graças à divulgação que o Barbosa fazia.

PY2ZY – Moraes – Patrulheiro 031

O Moraes, como era chamado por todos, teve contatos iniciais com o radioamadorismo quando participou pela primeira vez do Jamboree no Ar (19° JOTA, em 1976), na sede do Grupo Escoteiro Piratinis 95/SP. Com seu primeiro indicativo, PY2NZY, inaugurou as atividades de Radioescotismo no Grupo Escoteiro Umuarama 81/SP. Foi Diretor de Radioescotismo da LABRE-SP, Organizador Regional do JOTA em São Paulo e membro muito ativo das Equipes Regional e Nacional de Radioescotismo. Bacharel em Direito, Moraes era conhecido por sua eloquência e pela firmeza com que defendia seus pontos de vista, por longos textos que produzia. Foi também PY2ZY, PY2BH e PY2ZZ.

PP5PME – Marcondes – Patrulheiro 908

(Aguardando informações sobre este Grande Colaborador do Radioescotismo Brasileiro)