Especialidades do Radioescotismo

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São várias opções para especialidades sobre Rádio e Comunicações e chamamos atenção especial para os

NÍVEIS DAS ESPECIALIDADES PROPOSTAS

a) NIVEL – 1 :
Conquistar 1/3 das Especialidades do Ramo de Conhecimento;
Distintivo : Cor AMARELA de fundo conforme modelo acima;
b) NIVEL – 2 :
Conquistar 2/3 das Especialidades do Ramo de Conhecimento;
Distintivo : Cor VERDE de fundo conforme modelo acima;
c) NIVEL – 3 :
Conquistar 3/3 das Especialidades do Ramo de Conhecimento;
Distintivo : Cor GRENA de fundo conforme modelo acima;

Vamos conhecer as especialidades que se ligam, de alguma forma, à área do Radioescotismo:

RADIOAMADORISMO

Ramo de Conhecimento – SERVIÇOS (SER)

1. Conhecer a regulamentação governamental referente ao radioamadorismo no que se refere ao uso a prática e a ética operacional
2. Elaborar um diagrama e explicar para sua seção os princípios elementares dos aparelhos transmissores e receptores de rádio.
3. Identificar nos arredores de sua casa ou grupo três tipos e ou modelos de antenas destinadas ao radioamadorismo, sabendo suas principais características.
4. Saber como aterrar e proteger dos raios uma estação de rádio.
5. Conhecer no mínimo dois modelos de transceptores, explicando a sua seção às características de cada um.
6. Elaborar um trabalho e expor a sua seção sobre o uso de repetidoras.
7. Preparar e aplicar um jogo diretamente ligado ao radioamadorismo
8. Apresentar a sua seção um trabalho expondo os princípios básicos do uso do radioamadorismo em operações de emergência.
9. Elaborar um cartão QSL pessoal contendo o símbolo do Radioescotismo.
10. Manter contato de forma ágil com outras três estações sendo que pelo menos uma deverá ser escoteira.
11. Instalar e por em funcionamento um sistema de comunicação via rádio em uma atividade externa.
12. Apresentar a licença de sua estação de radioamador expedida pelo órgão oficial correspondente.

RADIOESCUTA

Ramo de Conhecimento – SERVIÇOS (SER)

1. Promover sozinho ou com sua seção duas visitas a estações de radioamador e uma a
estação de Radio ou TV comercial, na presença de um avaliador, apresentando um
relatório a sua Seção.
2. Relatar por escrito pelo menos cinco (5) rádios que transmitem programas em Português e outras cinco (5) em língua estrangeira, em Ondas Curtas. Descrevendo oshorários, a freqüência e a programação.
3. Saber identificar e demonstrar o uso e utilidade dos comandos e controles de um rádio receptor.
4. Fazer uma Exposição de Cartões QSL com no mínimo vinte cartões (20) sendo que entre eles deverão constar pelo menos três (3) cartões de estações escoteiras.
5. Saber interpretar pelo menos cinco (5) Código Q, cinco Letras do Código Fonético internacional e cinco Letras do Código Morse, ouvidos em transmissões.
6. Saber reconhecer no mínimo seis (6) indicativos de chamada de países diferentes, ouvidos em transmissões.

FAIXA DO CIDADÃO

Ramo de Conhecimento – SERVIÇOS (SER)

1. Conhecer a técnica e a ética operacional quanto ao uso de rádios transmissores.
2. Apresentar um relatório contendo um mínimo de 20 contatos feitos por si próprio.
3. Elaborar uma palestra para a Seção sobre os serviços de Faixa Cidadão.
4. Conhecer os principais canais de emergência e seu uso correto.
5. Elaborar um cartaz contendo, pelo menos, 15 das principais gírias utilizadas na Faixa do
Cidadão, exibindo-os no Jornal Mural da Seção ou Grupo.
6. Descrever três tipos de antenas para uso nos rádios de Faixa do Cidadão.
7. Elaborar e aplicar um jogo envolvendo rádios da Faixa do Cidadão.
8. Participar de uma atividade com a comunidade usando sua estação e apresentando um
Relatório Final.
9. Apresentar sua Licença de Faixa do Cidadão emitida pelo órgão governamental
competente.

COMUNICAÇÕES

Ramo de Conhecimento – CIÊNCIAS & TECNOLOGIA (CET)
1. Montar um painel mostrando as diferenças entre os meios de comunicação dos dias
atuais e aqueles do passado;
2. Dominar o uso do telefone convencional, tanto para as ligações nacionais comointernacionais, e o uso da Internet, tanto para pesquisas como para a correspondência.
Saber o que é e como funciona a telefonia celular e saber usar um rádio HT em VHF;
3. Transmitir uma mensagem para a Seção utilizando o Código Morse ou a Semáfora;
4. Elaborar um editorial para um jornal;
5. Ser o responsável pela organização de uma oficina de comunicações visual cujo
objetivo será a apresentação em outdoor de dois (2) temas distintos;
6. Elaborar uma propaganda para a televisão e um
pequeno texto com efeitos sonoros
para rádio;
7. Promover na Seção um círculo de debates com a participação de um profissional de
jornalismo, do rádio, da televisão ou da fotografia, tendo como tema os meios de
comunicação e
 sua eficácia.
8. Visitar uma estação de Rádio, um Jornal, uma Estação de Televisão, de Comunicação
Naval, de Comunicação de Aviação Civil ou outra entidade com finalidade semelhante,
elaborando posteriormente um Relatório Ilustrado sobre a visita.
9. Estabelecer um Sistema de Comunicação adequado para um acampamento, um
cruzeiro ou uma expedição de dois ou três dias.

DEFESA CIVIL

Ramo de Conhecimento – SERVIÇOS (SER)

1- Saber o que é um vendaval e identificar os seus princiapais efeitos devastadores.
2- Saber descrever três medidas de prevenção a tomar antes, durante e depois de um vendaval.
3- Saber o que são extintores de incêndio e bem como devem ser utilizados; conhecer a localização do Corpo de Bombeiros, da Defesa Civil, das principais autoridades policiais e como acioná-los por telefone.
4- Saber descrever dois tipos de acidentes naturais causadores de situações de emergência.
5- Organizar um exercício simulado de evacuação da sala de sua Seção, em situação de emergência.
6- Elaborar uma lista para a formação de um kit de emergência doméstico (estojo de primeiros socorros).
7- Conhecer quais são as origens das enchentes e saber listar e descrever três medidas de prevenção a tomar em tais casos.
8- Listar as principais causas e os procedimentos de emergência a adotar em casos de incêndio em prédios residenciais e comerciais (cinemas, shoppings, etc.).
9- Saber agir corretamente de maneira a evitar que se instale o pânico, resgatar feridos e previnir novos acidentes, nos casos de desmoronamento e explosões nos locais mencionados no item anterior.
10- Conhecer a estrutura da Defesa Civil de sua comunidade, bem como os planos para os casos de emergência.
11- Possuir a especialidade de Prevenção de Incêndio.
12- Possuir a especialidade de Primeiros Socorros.
13- Identificar as áreas de alto risco em sua comunidade (refinarias, usinas nucleares, depósitos de armas e munições, etc.), listando os riscos de acidentes.
14- Elaborar um plano de emergência e realizar um treinamento junto com sua Seção, para antender os seguintes casos:
– Controle de Tráfego de veículos;
– Controle de multidões;
– Serviços de comunicação e mensagens;
– Distribuição de alimentos, instalação de abrigos e adoção de medidas emergenciais de saneamento.

15- Saber agir nos seguintes casos:
– Acidentes de trânsito;
– Queda de barreiras;
– Queda de redes elétricas;
– Enchentes e inundações;
– Desmoronamento de estradas.

 

ECHOLINK 

Ramo de Conhecimento: Ciências e Tecnologia (CET)
1 – Baixar o software e configurá-lo no modo simples.
2 – Fazer contato com pelo menos três usuários e três conferências de fora da sua unidade federativa.
3 – Gravar pelo menos nove minutos de conversação.
4 – Ser possuidor de licença de rádioamador.
5 – Adquirir a licença de uso do Echolink.
6 – Conectar através de Proxy.
7 – Configurar o programa em modo link.
8 – Montar uma interface para funcionar em modo link.
9 – Criar um anuncio para sua estação.

ELETRÔNICA

1. Projetar um diagrama esquemático simples de um aparelho eletrônico,
utilizando resistores, capacitares, transistores e circuitos integrados; utilizar a
simbologia correta para representar cada um deles.
2. Demonstrar a forma correta de soldar e dessoldar componentes eletrônicos, Especialidade Eletrônica
bem como os cuidados a serem tomados para evitar sua inutilização.
3. Pesquisar sobre o desenvolvimento da válvula incandescente, como se deu
sua descoberta, que utilizações teve e que tipos de material foram utilizados
por seu inventor.
4. Pesquisar sobre o que é um elemento “N e um elemento ‘P”, de que materiais
são elaborados e o que fazem estes elementos em dispositivos eletrônicos.
5. Conhecer os diodos e explicar como funcionam.
6. Projetar, desenhar, preparar e montar urna placa de circuito impresso.
7. Construir um receptor simples de AM ou FM e entender seu
funcionamento.
8. Demonstrar que conhece o uso correto de ferramentas e aparelhos de medição
mais comuns em um laboratório de eletrônica (osciloscópio, multímetro
etc.).
9. Conhecer as principais áreas de aplicação da eletrônica, explicando uma delas.

ENTREGA DE MENSAGENS

1. Percorrer 1 km em passo escoteiro, reproduzindo, ao final, uma mensagem
verbal definida pelo examinador.
2. Demonstrar como andar de bicicleta.
3. Nadar 25 metros.Especialidade Entrega de Mensagens
4. Traduzir mensagens em códigos diferentes (morse, semáfora e mais um sistema
a ser escolhido pelo examinador).
5. Escrever cinco mensagens em códigos diferentes.
6. Correr 2 km em trilhas, relatando, ao final, uma mensagem verbal definida
pelo examinador.
7. Demonstrar como avaliar distâncias à vista ou utilizando uma estádia.
8. Redigir três mensagens em estilo telegráfico e receber e emitir mensagens em
homógrafo.
9. Emitir e receber mensagens simples em morse e possuir noções básicas sobre
uma língua estrangeira.
10. Montar um sistema de comunicação para atividade de campo.
11. Enviar um fax, uma carta registrada, um telegrama e um e-mail.
12. Ser capaz de ler um mapa rodoviário e conhecer as regras do Código de
trânsito referentes aos pedestres e ciclistas.
13. Ter a propriedade ou uso de uma bicicleta, sabendo nela fazer consertos
ligeiros.
14. Escrever uma mensagem ditada pelo examinador e entregá-la em um ponto
indicado em mapa.
15. Demonstrar o uso carreto de um telefone público, convencional e celular.
Bem como a utilização do sistema de transporte coletivo de sua cidade.

 

EXCURSÕES

Pré-requisitos: Ter excursionado ao ar livre com a Seção ou Patrulha no mínimo 3
vezes para o Nível 1, 6 vezes para o Nível 2, e 9 vezes para o Nível 3, de pelo
menos dois tipos distintos e utilizando diferentes formas de deslocamento (a
pé, de bicicleta, embarcado etc.).
1. Explicar qual o material individual necessário para diferentes tipos de excursões, Especialidade Excursões
de acordo com o programa da atividade (acampamento, acantonamento,
volante, fixa, etc.) e como arrumá-lo em sua mochila.
2. Ter participado de pelo menos três excursões com a Seção, de dois tipos
distintos e em locais diferentes, realizadas a pé.
3. Ter conhecimento de primeiros socorros, sabendo agir em caso de acidente e
resgate, além de ser capaz de organizar o material de primeiros socorros para
cada tipo de excursão.
4. Preparar o equipamento (segurança, alimentação, etc.) para diferentes tipos
de excursão, acondicionando-o em sua mochila ou bornais.
5. Participar de pelo menos cinco excursões, diferentes das citadas no item 2,
utilizando diferentes formas de deslocamento (a pé, de bicicleta, embarcado
etc.).
6. Demonstrar, de forma prática, a correta utilização de mapas e bússolas.
7. Elaborar o esquema de segurança para uma excursão, levando em conta o
número de participantes, a região e o terreno, orientando a Seção quanto aos
procedimentos a serem adotados, individual e coletivamente.
8. Organizar uma excursão para a Seção, incumbindo-se da escolha do local e
da forma de deslocamento e adotando as medias de segurança necessárias.
9. Ter noções de radiocomunicação HT, sabendo informar ao médico ou equipe
de socorro sua localização e dados essenciais, em caso de acidente.

 

SINALIZAÇÃO

1. Confeccionar um par de bandeiras de semáfora.
2. Conhecer e explicar à Seção os alfabetos morse e semafórico e o código
internacional de bandeiras.
3. Receber e transmitir palavras soltas, por meio de semáfora.
4. Conhecer os sinais manuais e de apitos utilizados no Movimento Escoteiro.Especialidade Sinalização
5. Transmitir e receber uma mensagem à noite, com luz.
6. Fazer, em morse e semáfora, o sinal internacional de socorro.
7. Elaborar um artigo sobre evolução da sinalização através da história.
8. Transmitir e receber em semáfora, à razão de 30 letras por minuto, uma
mensagem de pelo menos 30 palavras.
9. Transmitir e receber em morse, àrazão de 25 letras por minuto, uma mensagem
de pelos menos 25 palavras.
10. Construir um aparelho para transmitir morse por meio de sinais luminosos.
11. Pesquisar sobre os sistemas modernos de transmissão de sinais e explicá-los
à Seção.
12. Conhecer a sinalização cega e luminosa de navegação nacional e internacional,
bem como as notações importantes para embarcações, aeronaves, portos,
aeroportos e canais.

 

 

 


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