Insígnia de Radioescotismo

banner_testeira do site1

A IMPORTÂNCIA DA INSÍGNIA DE RADIOESCOTISMO

O Radioescotismo é o nome que se dá às atividades Escoteiras que incluem radiocomunicação. É mais um atrativo para os jovens e adultos, que resulta em mais segurança para todos.

Ainda nos dias atuais, o Radioamadorismo é considerado a maior reserva de comunicações do mundo, pois quando ocorrem os desastres naturais (enchentes, furacões, terremotos, etc…) as comunicações normais costumam ser afetadas e deixam de funcionar. Nessas horas, as estações de radioamador são as únicas capazes de estabelecer contatos entre as áreas atingidas e o “restante do mundo”.

A primeira Insígnia de Radioescotismo foi concedida ao Chefe Claudio Guaraldo Barbosa PY2ZZ, em 11 de dezembro de 1996, ano da aprovação da Insígnia pela Direção Nacional dos Escoteiros do Brasil.

Por esse motivo, mantemos um cadastro daqueles que conquistam a Insígnia de Radioescotismo em nível nacional e, também por isso, fazemos sua concessão através de um procedimento eletrônico simples e funcional, que deve ser usado por todos, conforme descrevemos a seguir.Isso redobra a importância da Insígnia de Radioescotismo, pois através do controle e conhecimento daqueles que conseguiram conquistá-la, conseguiremos sempre “acionar” uma grande rede de comunicação escoteira, em apoio a quaisquer eventos dessa natureza que aconteçam em nosso País. Já foi assim nas enchentes de Petrópolis e região serrana do Rio, no Acre, em Santa Catarina – no morro do Bumba, e em várias outras ocasiões.

CONDIÇÕES PARA OBTENÇÃO DA INSÍGNIA DE RADIOESCOTISMO:

Radioescotismo UEB roxo

A Insígnia de Radioescotismo é utilizada por membros juvenis e adultos da União dos Escoteiros do Brasil que atendam os seguintes requisitos:

a) Apresentar a Licença da Estação de Radioamador, expedida pelo órgão oficial competente em nome do interessado, em plena validade;

b) Comprovar a utilização da sua Estação de Radioamador como suporte de comunicação durante uma atividade de campo, estabelecendo contato com uma base de apoio e apresentando relatório ilustrado com fotos;

c) Comprovar a participação, com seu próprio indicativo de chamada, em uma atividade mundial de Radioescotismo (Jamboree Mundial, Jamboree no Ar, CQWS ou outra atividade reconhecida pela Organização Mundial do Movimento Escoteiro), apresentando Certificado ou cartão QSL do evento;

d) Apresentar o Cartão QSL de sua Estação de Radioamador com o símbolo do Radioescotismo e a marca dos Escoteiros do Brasil nele impressos;

e)Incluir os dados de sua Estação de Radioamador no SIGUE – Sistema de Informações e Gerenciamento de Unidades Escoteiras, no sítio dos Escoteiros do Brasil;

f) Apresentar foto do interessado uniformizado, autorizando sua divulgação.

A aprovação do pedido de concessão se dará da seguinte forma:

– Ao membro juvenil: pela Diretoria da Unidade Escoteira Local, por proposta do Chefe de Seção; e

– Ao adulto: pela Diretoria do nível em que atua, por proposta do interessado.

Em ambos os caso, a concessão deverá ser informada aos níveis regional e nacional.

PROCEDIMENTO ELETRÔNICO PARA SOLICITAÇÃO DA INSÍGNIA DE RADIOESCOTISMO:

Seguindo estritamente as orientações da Regra 180 do POR, desenvolvemos um sistema para concessão nacional da Insígnia de Radioescotismo, fundamentado na importância da Insígnia e também capaz de gerar um cadastro nacional de Radioamadores Escoteiros que são seus portadores.

Exatamente como preconizado na Regra 180 do P.O.R., o preenchimento do pedido para avaliação e aprovação da Diretoria responsável, é feito eletronicamente, da seguinte forma:

1 – PELO CHEFE DE SEÇÃO, se for membro juvenil, para a Diretoria da Unidade Escoteira local, na companhia do jovem interessado;
2 – PELO INTERESSADO, se adulto, para a Diretoria do nível em que atua.

INFORMAÇÕES SOBRE O PREENCHIMENTO ELETRÔNICO DA INSÍGNIA DE RADIOESCOTISMO:

Antes de acessar o link para solicitar a Insígnia de Radioescotismo, é necessário preparar o material que será usado, a saber:

  • FOTO 3×4 digital do solicitante uniformizado, dimensões na proporção 3×4;
  • Imagem digitalizada da Licença da Estação de Radioamador do solicitante;
  • Imagem digitalizada do Diploma de Participação no Jamboree no Ar;
  • Imagem digitalizada do Cartão QSL do solicitante, frente e verso;
  • Relatório de atividade escoteira realizada pelo Solicitante, com o uso de estação de radioamador;
  • Quatro fotos da atividade escoteira realizada, com pelo menos uma mostrando o Solicitante operando a estação;
  • Nome completo e endereço eletrônico (email) do Diretor Presidente da Unidade Escoteira Local ou Seção autônoma;

ATENÇÃO: Digite seu relatório diretamente no Processo. Não use Control C e Control V, caso contrário, as configurações do texto onde você deu Control C carregará códigos errados, que barram o processo.

É importante explicar que as imagens devem ter dimensões máximas de 640 x 480 pixels, a 96 dpi, com tamanho máximo de 200k e na extensão JPG (única extensão aceita no sistema), para que todo o processo possa ser realizado com rapidez, eficiência e qualidade.

Preencha corretamente o endereço de e-Mail do Diretor Presidente, pois ele receberá o encaminhamento por mensagem direta, com um link para aprovação.

Em seguida, automaticamente, o processo é encaminhado para conhecimento do nível regional, que recebe um link para confirmar sua ciência. Ato continuo, outro e-Mail segue, com link, para o nível nacional tomar ciência.

Após a conclusão do processo, imprima o certificado e compre o distintivo, semelhante ao que aparece abaixo, junto à Loja Escoteira Nacional, para que possa ser realizada a Cerimônia de entrega da Insígnia na sua Unidade Escoteira.

Tudo pronto? Clique no link do processo abaixo e entre com o seu pedido, que será todo feito eletronicamente.

MAS ATENÇÃO: O CERTIFICADO PRECISA APRESENTAR SEU INDICATIVO DE CHAMADA. OS CERTIFICADOS DO JOTA 2016 serão expedidos logo após a apresentação da apuração, em 7/novembro/2016.

Insígnia de Radioescotismo Brasil

PROCESSO DE CONCESSÃO DA INSÍGNIA DE RADIOESCOTISMO

PY2RAR Insígnia

Modelo do Diploma da Insígnia de Radioescotismo que será emitida ao final do processo.

Esse procedimento é fruto do trabalho da Equipe Nacional de Radioescotismo dos ESCOTEIROS do Brasil, por sugestão de Paulo Eduardo Junqueira de Moraes – PY2ZZ (in memorian).

SEMPRE ALERTA PARA SERVIR O MELHOR POSSÍVEL !!!

Ronan Augusto Reginatto – PY2RAR
Coordenador Nacional de Radioescotismo


UA-98225488-1