Radioescotismo em Brasília

Base de Radioescotismo faz sucesso na Abertura das Atividades da Região em Brasília

 

Os escoteiros de Brasília se reuniram no Campo Escola da UEB, Setor de Clubes Sul no último dia 03/03/2018 para comemorar oficialmente a Abertura Regional das atividades escoteiras na cidade, bem como celebrar a prática dos 60 anos de Escotismo no Distrito Federal. Na ocasião, cerca de 1.800 pessoas participaram do encontro, entre escotistas, dirigentes e escoteiros, dos diversos grupos da região, organizam-se para proporcionar aos jovens do movimento, diversas atividades de diferentes estilos. Os jovens, reunidos em patrulhas e matilhas, puderam escolher e participar de várias Bases pensadas especialmente para atender os três ramos: Lobinhos, Escoteiros e Seniors. 

    

Uma desses Bases foi especialmente preparada pela Equipe Regional DF sob a coordenação da Equipe Nacional de Radioescotismo. Como o radioescotismo tem a meta de utilizar rádios comunicadores em suas atividades, foi executada a Base de Primeiros Socorros, que consiste em simular o salvamento de um jovem, quando agredido por um animal peçonhento, utilizando a carta prego e a comunicação via rádio para o seu resgate.  

Contamos com o apoio de radioamadores membros da LABRE DF e radioescotistas de Brasília para a execução da tarefa, especialmente quando foi desenvolvido com eles e com a chefia dos grupos presentes, a disseminação de boas práticas para a utilização do rádio em atividades de campo dentro e fora de sede. Também foi feita uma breve explicação da importância em se ter o registro para a operação dos rádios comunicadores, utilização de códigos de comunicação internacional, entre outras. 

Aproveitamos para agradecer a todos envolvidos na realização do evento, que findou com o sucesso na aplicação da Base de Radioescotismo, especialmente a UEB DF pelo convite formulado para nossa participação na Abertura Regional, bem como queremos deixar registrado a presença do radioamador Gustavo Franco, Presidente da LABRE Nacional, que muito nos honrou com sua visita na Base.

Participaram da atividade:

De pé, da esquerda para a direita: Celio Mello, PT2WV; Gustavo Franco, PT2ADM; Orlando Peres, PT2OP; Gabriel Nascimento, PU2CGC; Luiz, PU2ENG; Rafael Lemos, PU2ECM. Agachados: Afonso, PU2DTR; Carlos, PT2TP; Wagner, PU2ALI e Antônio Soares.

Notícia enviada por: PT2WV – Celio Mello.


UA-98225488-1