A importância do CQWS Echolink

O CQWS Echolink é uma atividade importante? 

Muitos podem dizer que Echolink não é para “bons radioamadores”, que Echolink não é radioamadorismo ou ainda que “não serve” para formar bons radioamadores, mas isso não é verdade e vamos mostrar isso!

O Echolink é uma chance especial para desenvolvermos o Radioescotismo!

 

Em tempos de propagação ruim, a possibilidade de falarmos com qualquer canto do mundo é, no mínimo, maravilhosa. Não há mais limite para regiões geográficas e nem tampouco grandes investimentos em estações. Há, sim, uma grande facilidade para estreitarmos nosso relacionamento com todos os nossos Irmãos Escoteiros e Radioamadores de todo o Brasil e do mundo.

Como usar o Echolink é a principal questão!

Concentrar todos os participantes em apenas uma Conferência não funciona, porque temos que esperar longos períodos para conseguirmos falar com quem queremos. E quando conseguimos, deixamos outras pessoas totalmente “de castigo”, em QRX, esperando que terminemos nossa “longa” conversa. 

O grande lance é fazer contatos diretos entre estações 

Quando você coloca no “setup” da estação no Echolink, no campo “Location/Description” as letras “CQWS Brazil”, você permite que qualquer pessoa possa pesquisar quem está conectado e participando do CQWS Echolink. É simples e fácil.

Assim que descobrir uma estação com quem quer falar, bastará conectar diretamente essa estação e bater um bom papo. E em qualquer idioma.

Desconecte-se das Conferências 

Antes de falar diretamente com uma estação participante, você precisa se desconectar da Conferência JOTA-P ou qualquer outra em que esteja conectado. Caso você não faça isso, ao transmitir você estará transmitindo também na Conferência, o que é péssimo. 

As conferências servem, no CQWS Echolink e no JOTA, para que você encontre amigos, conhecidos ou participantes, podendo convidá-los para fazerem o contato direto, assim que se desconectarem da conferência. Isso é muito importante!!!

Insígnia de Radioescotismo

O CQWS Echolink não é válido para a Insígnia de Radioescotismo!!!

Mesmo assim, é a atividade anual mais importante para o preparo da participação de todos no JOTA, via Echolink. É importantíssimo tentar levar a todos os Radioamadores Escoteiros as principais formas que temos de aproveitar ao máximo o Echolink durante nossas atividades, diferenciando bem o uso de conferências e os contatos entre duas estações diretamente.

Use o N1MM+ no CQWS_ELK

Antes de começar a operar, é importante que você instale o N1MM+ e que coloque o módulo do CQWS Echolink na pasta /Documentos.

O arquivo CQWS_ELK.udc deve ser colocado dentro da pasta /Documentos/N1MM+/UserDefinedContests e o arquivo CQWS.sec deve ser colocado na pasta /Documentos/N1MM+/SuportFiles.

Feito isso, o N1MM+ estará pronto para ser usado, bastando que na janela de entrada dos indicativos das estações, antes de mais nada, você digite 144000 e dê [Enter]. Isso fará que todos os contatos sejam anotados na frequência de 144.000 kHz.

Depois, bastará ir anotando os indicativos das estações trabalhas, dar [Tab] para anotar os sinais RST como 59 59 (automaticamente) e depois anotar a Sigla da Estação.

Abra o Echolink e o N1MM+ simultaneamente

Para maior agilidade, deixe os dois programas abertos no seu computador, com as janelas lado a lado, o que deixará que você faça seus contatos no Echolink e também anote no N1MM+.

Para operação com celular, melhor usar uma folha de papel, marcando além do indicativo, sinais e siglas, o horário em que o comunicado está sendo realizado, para poder fazer seus lançamentos no N1MM+ após a atividade. Mas não deixe de anotar e de enviar seus LOGs, pois eles são fundamentais para a apuração do Conteste e para todos a validação dos contatos de todos os demais participantes.

Mas não se esqueça: os LOGs precisam ser enviados em até 7 dias, ou seja, até o domingo seguinte ao CQWS Echolink, até 23h59, preenchendo o Relatório da Estação e anexando seus LOGs e Fotos. 

PARTICIPE e ajude mais pessoas a participarem

Quanto mais participantes… melhor!
Sua informação para os menos avisados pode fazer que nossa atividade seja ainda mais maravilhosa.

Há um Grupo de Trabalho coordenando o CQWS Echolink, compondo nosso Comitê Organizador. Com esse trabalho, nossa divulgação será ainda maior e grandes oportunidades de contatos certamente irão surgir.

COMITÊ ORGANIZADOR DO CQWS_ELK

CQ PU7HLI Soraya Lúcio Ribeiro de Lima 012/PB Coordenadora do Comitê
CQ PT2WV  Celio Augusto do Amaral Mello 023/DF
CQ PU2YDH Marcio Alexandre Varella 008/SP
CQ PY2MAM Marcos Akira C. Matsuyama 007/SP
CQ PU7MCV Marcos Clayton F Pessoa 005/CE
ON PY2RAR Ronan Augusto Reginatto 041/SP ENRE
ON PU2ENG Luiz Fernando Ribeiro Amaral 008/DF ENRE
ON 
PY3NZ Claudio Chicon P da Silva 091/RS ENRE

Confira nosso Relatório do Encontro Nacional de Radioescotismo e conheça todos os Grupos de Trabalho em atuação no Radioescotismo dos Escoteiros do Brasil. Clique aqui.


UA-98225488-1