CAN aprova nova Regra 180

insignia_banner

O Conselho de Administração Nacional dos Escoteiros do Brasil, aprovou a proposta de mudança do texto da Regra 180 do POR – Princípios, Organização e Regras, que trata da concessão da Insígnia de Radioescotismo. 

Nessa alteração, a Equipe Nacional de Radioescotismo visou os seguintes objetivos: 

  1. Que o interessado pudesse usar seu equipamento de rádio como suporte em uma atividade escoteira de campo, sem haver a obrigatoriedade de ter um segundo radioamador na sede do Grupo.
    O texto diz que o interessado deve manter contato com uma base de apoio, o que poderá acontecer por HF/VHF/UHF, através de um repetidor ou em contatos diretos. Isso irá facilitar muito a organização dessa atividade.
  2. Que o interessado tivesse outras oportunidades para fazer contatos válidos para a Insígnia ao longo do ano e não apenas no Jamboree no Ar. Assim sendo, incluímos atividades como Scouts Field Day, CQWS, Jamborees Nacionais ou Mundiais, Jamboree no Ar e outras atividades reconhecidas para pela Organização Mundial e/ou pelo Radioescotismo do Brasil.
  3. Divulgar melhor o Movimento Escoteiro no Brasil, então, pedimos a inclusão da Marca dos Escoteiros do Brasil nos Cartões QSL, além da Marca do Radioescotismo do Brasil. É muito importante frisar que o Radioescotismo faz parte do Programa Escoteiro e serve como suporte às nossas atividades, não sendo algo à margem de todo o trabalho que o Escotismo desenvolve. Ao contrário, cada vez mais acontecem adesões à radiocomunicação e à campanha “Um Radioamador em cada Grupo Escoteiro“.
  4. Informar, no SIGUE, os Radioamadores Escoteiros que temos, para que possamos fazer a análise estatística de nosso trabalho, além de conseguirmos uma divulgação cada vez mais eficiente de nossas atividades.
  5. Oficializar o PROCESSO ELETRÔNICO de Concessão da Insígnia de Radioescotismo, o que se dá através da informação aos níveis Regional e Nacional do pedido aprovado pelo nível local. Em contrapartida, oferecemos um certificado padronizado, assinado pela Direção Nacional dos Escoteiros do Brasil.  

O texto aprovado e já publicado, ficou da seguinte maneira: 

por-regra-180-insignia

porAgradecemos imensamente a ajuda de todos que contribuíram para que essas alterações fossem efetivadas, em nome de todos os entusiastas do Radioescotismo dos Escoteiros do Brasil.

ENRE Rodape email Ronan

 


UA-98225488-1