Configure o N1MM+ para o CQWS

n1mmplus

Configure o N1MM+ para o CQWS

VEJA AS CONFIGURAÇÕES DO N1MM:

Aqueles que ainda não têm prática em trabalhar com o N1MM ficam, às vezes, preocupados em como preparar o programa para operar em um concurso.

As informações passadas a seguir serve para a maior parte dos contestes e você pode ir se familiarizando com elas.

DADOS DA ESTAÇÃO: DEFINA TUDO QUE É IMPORTANTE! 

Ao abrir o N1MM+, no painel principal do programa, clique em Configurações e escolha Change Your Station Data, ou seja, mude os dados de sua estação:

n1mmplus_configdata

Ao fazer isso, abrirá uma nova tela para que você informe o indicativo, localização e outros dados de sua estação, conforme a figura abaixo:

n1mmplus_stationdata

Quando estiver preenchendo, cuidado para informar corretamente seus dados, pois eles serão usados na apuração da participação em qualquer conteste.

Para preencher seu Localizador (Grid Square) é necessário, caso você não saiba, procurá-lo em um mapa especialmente preparado para isso. E é bem fácil. Clique no link abaixo e, quando abrir o mapa, controlando o zoom com a rodinha central de seu mouse, ache seu endereço e clique em cima dele e, automaticamente, aparecerá o seu localizador. Experimente agora clicando a seguir: www.dxmaps.com/callbook/gmap.php

Outra forma é através do Google Maps, que é usado de forma semelhante, porém, quando você clica na tela, no seu endereço, abre-se uma janela com todos os dados de QTH Locator, Latitude e Longitude para serem anotados. Experimente clicando no link: http://qthlocator.free.fr/index.php

Normalmente, quando você coloca o QTH Locator a latitude e longitude são acrescentadas automaticamente. Para maior precisão, use o Google Maps no link acima.

Para saber a Zona CQ (CQ Zone), visite o site no link a seguir: http://www4.plala.or.jp/nomrax/CQ/. Vários concursos utilizam essas zonas como multiplicadores, como é o caso do CQWS. Nesse mesmo link, você poderá consultar a Zona ITU (ITU zone). Basta olhar na parte inferior do mapa que você encontrará um link para sua Zona CQ e, quando o mapa abrir, links para as Zonas ITU. Simples também.

PREPARANDO PARA OPERAR O CQWS: 

Como você já colocou os arquivos enviados pelo Comitê Organizador no seu N1MM+, agora é hora de preparar o programa para trabalhar o CQWS.

Vamos apresentar como fazer isso, começando por abrir um novo LOG.
Na janela principal, clique em File, no menu, à esquerda:

n1mmplus_file

ATUALMENTE, NÃO USAMOS MAIS A TROCA DE PONTOS: apenas trocamos sinais e siglas.

Depois disso, escolha New Log in Database:

n1mmplus_novolog

Ao clicar nessa opção, uma nova tela aparecerá para que você escolha o Conteste em que participará e preencha informações importantes:

n1mmplus_log_detalhes

Destacamos, na imagem, detalhes importantes no preenchimento:

CQWS: Na janela Log Type, encontre e clique em  CQWS_HF.

DATA: Em Start Date, marque dia correto e o horário de início de 16h00, lembrando que esse horário é UTC.

OPERADOR: Escolha se vai trabalhar o conteste com apenas um operador ou com vários em Operator, já que o CQWS vai considerar estações individuais ou de múltiplos operadores.
SINGLE OP = Operador único e MULTI OP = Múltiplos operadores

BANDAS: Você deve escolher se vai trabalhar todas as bandas (All) ou uma específica.

TROCA DE INFORMAÇÕES: Nesse espaço (Sent Exchange) você deverá colocar a sua SIGLA e também, depois de um espaço apenas, os pontos que a sigla vale. Exemplo: ON 45, RE 5, HQ 8, CR 20, …

OPERADORES: Anote os indicativos dos operadores da estação do LOG, sendo os indicativos separados por espaços.

Mas o MAIS IMPORTANTE é clicar em Import Section List, que fará com que as siglas determinadas para o conteste sejam incluídas.

PRONTO!!! 

Você ainda pode conferir Como usar o N1MM+ no CQWS, clicando no link em negrito.

Boa atividade a todos!!!

CQWS world scouts contest pq

Comitê Organizador do CQWS

 


UA-98225488-1