LABRE E O INMETRO

banner_labre1

LABRE participa de reunião no Inmetro sobre equipamentos fotovoltaicos

A LABRE, através do seu grupo de Gestão e Defesa Espectral (GDE), participou no mês passado de reunião no Inmetro, o Instituto Nacional de Metrologia e Tecnologia, na cidade do Rio de Janeiro. Esteve na reunião João Saad Júnior, PY1DPU, especialista em Compatibilidade Eletromagnética e membro do LABRE/GDE.

O Inmetro está redigindo minuta sobre revisão do regulamento técnico de qualidade dos produtos fotovoltaicos. O instituto é auxiliado por um grupo de trabalho formado por fabricantes, comerciantes, representantes de laboratórios, organismos certificadores, entidades governamentais e sociais, entre elas a LABRE.

A LABRE defende que os regulamentos técnicos de qualidade e avaliação da conformidade de inversores e controladores usados em sistemas fotovoltaicos incluam os quesitos de compatibilidade eletromagnética.

O intuito é proteger o espectro eletromagnético, contendo as interferências provocadas por esses equipamentos, que se constituem em fontes chaveadas de potência, candidatas à geração de radiações não intencionais.

Os requisitos de EMC são necessários para assegurar a qualidade destes produtos bem como a segurança operacional das redes automatizadas do futuro, os chamados “smart grids”.

Mais reuniões são esperadas no Inmetro antes da realização de uma consulta pública. A LABRE tem atuado também na ABNT, Cobei e Abrac, participando de consulta públicas e grupos de trabalho, sempre com objetivo de fortalecer o combate às interferências.

Como entidade associada da IARU, a União Internacional dos Radioamadores, a LABRE também tem apoiado ações junto a entidades internacionais como a IEC, IEEE e UIT.

Caso você tenha notado ou registrado alguma interferência comprovadamente gerada por  sistemas  de  energia  fotovoltaica, entre  em  contato com  o LABRE/GDE pelo e-mail labre-gde@radioamadores.org. O LABRE/GDE está organizando uma coletânea desses casos para serem expostos nas futuras reuniões sobre o tema.

Seja você também um associado da LABRE e apoie as atividades de defesa espectral.

Informações em http://www.radioamadores.org e http://www.labre.org.br

73
Orlando .·. PT2OP
Diretor Executivo da LABRE

 


UA-98225488-1