FARÓIS EM SÃO PAULO – vamos?

Aproveitando a ocasião do Final de Semana de Faróis Sulamericanos, peço à Equipe Paulista de Radioescotismo que verifique a lista abaixo e vamos ver se conseguimos fazer uma mobilização estadual para conseguirmos visitar e ativar vários faróis.

Farol_da_Ponta_da_Praia_(ant.)

Farol da Ponta da Praia, em Santos.

Eu, particularmente, adoraria participar de uma dessas expedições.

Grande abraço a todos e aguardo sua manifestação!!!!

SAPS!!! 73s!!!

Ronan PY2RAR

OBSERVAÇÕES DE PY2TDX – FILIPE, mais abaixo.

São Paulo

Em função desta matéria, PY2TDX – Filipe enviou a seguinte complementação.

Ronan e Demais
 
Acabo de ler com temor listas de faróis dentro do Estado de São Paulo. 
Não sei quem a fez, ao que me parece foi copiada do Wikipédia, porém existem locais onde temos nossos faróis em São Paulo que necessitam de autorização para pernoite, locais onde é proibido pisar em solo, radiofaróis em locais ermos. (Obs.: Fui eu quem colocou a lista no site, realmente copiando da Wikipédia)
Vale lembrar que todo cuidado é pouco, e este tipo de operação deve ter um planejamento, para que o lazer não se torne um problema futuro. 
Acho válido incentivar o Dxismo e atividades deste modo, porém temos que ter um cuidado especial. Separei alguns exemplos:
 
A Ilha da Queimada Grande é o local onde mais tem cobras peçonhenas por metro quadrado no mundo. As manutenções são feitas de forma bem sistemática e planejada, por conta deste fator. O Farol da ilha é automático. Sem a presença de homens na ilha em quase todo ano. 
 
O Farol da Joatinga fica em um local que só pode ser acessado por trilha. Além disto pertençe ao RJ, pois fica no municipio de paraty. 
 
O Farol da Ponta Grossa é um radio farol ao final de uma rua de terra, sem nenhuma estrutura próxima.
 
O Farol de Alcatrazes necessita-se de autorização da marinha, e do ibama. e dê uma olhada não quão fácil seria a operação no local: http://www.360cities.net/image/farol-do-arquip-lago-de-alcatrazes#-316.71,8.18,70.0  . O local está sendo pleiteado há muito tempo e sem sucesso
 
Quis exemplifcar as dificuldades para que possamos sim incentivar, mas dentro de uma realidade.
 
Att
 
Filipe P. Bassetto
PY2TDX
Agradecemos a colaboração do Filipe e esperamos que suas orientações sirvam de alerta para todos aqueles que se dispuserem a fazer algo no final de semana dos faróis.
SEMPRE ALERTA A TODOS!!!
Ronan PY2RAR

Link curto:

4 respostas a FARÓIS EM SÃO PAULO – vamos?

  1. ORLANDO PEREZ FILHO

    O Final de Semana dos Faróis Americanos (ex-Sul Americanos) em 2018 será de 16 a 18 de fevereiro.
    No estado de São Paulo alguns faróis são urbanos, como Boqueirão e Ponta da Praia (Santos)
    Não é preciso estar no farol, quando isso é impossível ou perigoso. Nesses casos pode-se estar a até 1 km do farol, de onde possa ser vista sua estrutura ou sua luz a noite.
    Por exemplo, o farol de Ponta Verde, em Maceió, fica dentro do mar, bem em frente à praia. A operação pode acontecer na praia (ou no calçadão).
    O farol de Natal (Mãe Luiza) pode ser ativado do estacionamento do hotel Senac Barreira Roxa ou do restaurante Tábua de Carne, sem necessidade de autorização da Marinha.
    Sempre é preciso ver se é necessária autorização da Prefeitura, Marinha, Ibama, etc. Nos faróis urbanos é bom fazer contato com a PM e solicitar rondas.
    73 SAPS
    Orlando .·. PT2OP

  2. Bela iniciativa,

    Gostei e gostaria de saber como fazer parte deste ou de outras expediçoes.

    Sds

    Mauricio

  3. O que é, ou foi, o Final de Semana de Faróis Sulamericanos?

    Qual a intenção em visitá-los e o objetivo de reatívá-los?

    Fiquei curioso, principalmente por fazerem parte da minha história.

    Com um certo exagero nas palavras eu nasci ao lado desse farol. A aproximadamente 200 metros dele existiu outro que ficava no mar. Por falta de manutenção a erosão marinha acabou com ele, ficando somente suas ruínas.
    Quando éramos adolescente nadávamos até ele e o utilizávamos como plataforma de salto. Isso até a lancha da Marinha chegar e nos expulsar.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


UA-98225488-1