55º JOTA até sem rádio!!!

É isso mesmo, a notícia é excelente!

Reconhecendo a importância do Jamboree no Ar para a divulgação e o aumento do número de radioamadores de boa formação, o HamSphere, um sistema digital que simula uma estação de Radioamador, está disponível para o uso durante o JOTA, na sua versão de teste.

“Gostaria de informar que a organização do HamSphere HamRadio deu autorização para que fosse possível a utilização do sistema para
a iniciativa do Jamboree 2012, como sabemos que existe muitos grupos de escoteiros que não tem a possibilidade de ter uma estação de radioamador para fazer comunicações nessa comemoração anual que reúne todos os escoteiros do mundo, essa será uma das possibilidades de poder realizar o desejo de comunicação dos escoteiros durante o dia 20 e 21 de Outrubro, caso exista o vosso interesse de ativar o sistema e necessite de mais alguma informação estarei ao vosso dispor para mais esclarecimentos, sou Jose Fonseca (CT2CVE em Portugal), residente a 9 anos aqui em João Pessoa… desde já o meu muito obrigado pela atenção”

Contatamos então o CT2CVE – José Fonseca, que nos mandou outra mensagem:

” Colega e muito simples ativar o HamSphere, ele e um software que permite alem de fazer contatos completamente parecido com um radio, poderá tambem enviar de imediato QSL produzida pelo agrupamento para as estações contatadas, para mais informação sobre realização de download e configuração do software, entre no site oficial www.hamsphere.com, deverá ter em atenção que a versão trial com que vão trabalhar só tem validade por 5 dias, ou seja só deve ser realizado ativação do sistema 24 horas antes do inicio do Jamboree 2012, ou seja deve ser instalado no PC no dia 20 de Outubro, mais informo se precisar de mais informação pode tambem entrar no site do grupo de radioamadores Luso Brasil HamRadio que tem o seguinte endereço http://lusobrasil-hamradio.comunidades.net, ou me contatar atraves do meu mail ct2cve@gmail.com, poderei ajudar na instalação e na configuração do sistema em caso de necessidade.

Tambem informe que ao ativarem o software para o Jamboree 2012, se não tiverem um indicativo de radioamador brasileiro será lhes fornecido pela organização HamSphere um indicativo 3HSxxxx, ou seja o 3 identifica a divisão mundial de comunicações o HS o indicativo HamSphere e os numeros seguintes o restante do indicativo, por exemplo eu tenho o indicativo oficial HamSphere 3HS1486, lembramos que sistema HamSphere funciona em fonia, CW, SSTV, PSK31 e outros sistemas digitais de comunicação, a banda que está concedida para o Jamboree 2012 pela organização HamSphere são os 80 Metros, desejo boa caçada a todos os agrupamentos de escoteiros e que o espirito do Jamboree esteja sempre presente.
 
Jose Fonseca 
3HS1486 (CT2CVE Portugal)”
Ou seja, isso significa que qualquer Grupo Escoteiro ou qualquer base do JOTI poderá participar também do Jamboree no Ar.
Antes, já tínhamos a possibilidade de usar o SDR, conforme divulgado em nosso site, para escutar as estações de radioamadores escoteiros em todo o mundo. Agora, além de escutar, todos poderão falar também. E aqueles que não tiverem indicativo de chamada, poderão solicitar o indicativo do próprio HamSphere e utilizar da mesma forma, sem nenhum problema.
Os logs do HamSphere serão aceitos pela Organização Nacional do JOTA, no mínimo para que façamos um levantamento da aceitação dessa ferramenta entre todos os participantes.
Vamos lá? É mais uma oportunidade de participar do JOTA, de maneira intensa e muito agradável.
Ronan A Reginatto – PY2RAR
Organização Nacional do JOTA

Link curto:

14 respostas a 55º JOTA até sem rádio!!!

  1. Reginaldo Gonçalves

    Ola gostaria de fazer parte deste agrupamento e saber qual frequencia vocês usam 3HS1814 Reginaldo Rincão sp

  2. PU5FLG - Fábio Guedes

    Excelente noticia, vamos baixar, instalar e testar essa nova ferramenta no JOTA.

  3. então se eu baixar este aplicativo eu posso me comunicar com bases de radiomador durante p jota isso??

    • Sim, Guilherme, teoricamente sim.
      O que temos visto é que vários colegas estão com dificuldades quanto ao cadastramento no programa HamSphere, porém, outros já conseguiram.
      Como essa divulgação veio do nível mundial, possivelmente existam outras estações internacionais participando também, através do HamSphere.
      Boa sorte e boa participação na atividade.

  4. Olá! gostaria de ver com vcs a nossa participação no JOTA via hamsphere.
    Aguardo Contato!
    Hugo Galvão
    46 GELAN – MG

  5. clodoaldo delgado ps7 ne

    ronan,

    os radioamadores poderão usar os contatos para efeito de apuração ??

    • Na verdade não, Clodoaldo. É apenas uma opção para aumentar as possibiilidades de, onde não houver estação disponível para a demonstração (por exemplo, bases do JOTI), as pessoas poderem ter a sensação do radioamadorismo.

      A banda de 80 metros foi liberada para nós e, se for do interesse da maioria, podemos até aceitar esses logs separadamente, para fazermos um reconhecimento específico. Mas preciso consultar a Equipe antes.

      Um abração.

  6. Prezados,

    Segundo informações colidas no próprio site, o aplicativo ainda não está disponível. Uma pena…73/51.

  7. Prezados,

    Alguém teria o endereço para baixarmos esse aplicativo, como estou ainda em viagem, com certeza será ótimo e bem vindo este item.

  8. Sem dúvida, Rogério. Uma grande e nova possibilidade!!!

  9. Fiquei muito feliz com essa noticia, assim teremos mais escoteiros no jamboree no ar.

    PS8HJ

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


UA-98225488-1